Um documento recentemente vazado e descrito por defensores dos direitos humanos como “assustador”, detalha a justificação legal dos assassinatos seletivos com drones estadunidenses.
O canal NBC publicou recentemente uma cópia de um memorando de 16 páginas que detalha o raciocínio jurídico de estes assassinatos seletivos com drones. Um documento que foi facilitado aos membros do Senado e aos Comités de Inteligência Judicial em junho de 2012, com a condição de que não fosse discutido publicamente.
O texto afirma que os EUA está operando legalmente para matar “aos principais líderes operativos de Al Qaeda ou de uma força associada”, inclusive se uma pessoa é cidadã dos EUA e não existe evidencia de que planeje levar a cabo um ataque contra esse país.
Basicamente, afirma que o governo tem direito de realizar a execução extrajudicial de cidadãos estadunidenses. Para tomar a decisão é suficiente que um funcionário do governo dos EUA “de alto nível” e com “conhecimento de causa” determine que o objetivo do assassinato esteve “recentemente” implicado em “atividades” que representam uma ameaça de ataque violento e que “não há evidencia de que sugira que renunciou ou abandonou essas atividades”, diz o documento.
O subdiretor da União Estadunidense pelas Liberdades Civis, Jammel Jaffer, descreve o texto como um “documento assustador”. “Basicamente, mostra que o governo tem o direito de levar à cabo a execução extrajudicial de cidadãos estadunidenses”.
Link para download do documento: Clique aqui,
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não xingar, divulgar, trocar contatos, falar mal do blog, etc.