O Centro Acadêmico Carmen Portinho da Esdi - Escola Superior de Desenho Industrial (CAPO-Esdi) vem a público através desta mensagem REPUDIAR a notícia publicada hoje, 09/10/13, pelo G1.com na qual associam a iniciativa dos alunos de pintar os muros da escola com a tentativa de apagar supostos rastros de vandalismo decorrentes dos últimos protestos no centro da cidade. Em função disso gostaríamos de esclarecer:
- Que os muros citados na reportagem pertencem à Escola Superior de Desenho Industrial da UERJ;
- Que a iniciativa de lavar os muros tem por finalidade pintá-los para fazer uma nova fachada para a escola. Este é um projeto de seus alunos e não tem relação alguma com os protestos acontecidos recentemente nesta região. Esta iniciativa, na verdade, pretende dar maior visibilidade para escola, e está inserida dentro das ações do movimento Esdi+50.
- As fotos foram feitas sem a autorização dos alunos durante a ação e a notícia redigida pelo G1 foi feita levianamente sem que houvesse qualquer apuração dos fatos.
Portanto, os alunos da Esdi-UERJ, através desta nota, vêm se posicionar APOIANDO as últimas iniciativas de protesto, sejam estas a favor das lutas por um plano de carreira digno e democraticamente negociado com os profissionais de educação ou contra a repressão truculenta por parte do Estado à liberdade de expressão e manifestação dos cidadãos.
Nos colocamos ao lado das muitas pessoas e entidades que tem se posicionado contra uma mídia tendenciosa e anti-democrática, que através de reportagens como esta deturpam os fatos a fim de manipular opiniões e deslegitimar os movimentos sociais da cidade.
http://g1.globo.com/
Rio de Janeiro, 09 de outubro de 2013.
E ainda mais, essa explicação postada há pouco no G1 não se sustenta, vejam a legenda no print acima. Mais uma clara tentativa de manipulação da opinião pública.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não xingar, divulgar, trocar contatos, falar mal do blog, etc.